Autoestima

Falar a verdade parece difícil

Leia ao som de You

Adivinhação. Provavelmente a palavra que define a atitude das pessoas na maior parte do tempo. Isso já aconteceu comigo, mas hoje, não mais.

Esses dias eu conversava com um amiga, e ela me disse: ‘’Ah, eu falei isso. Mas tava esperando que ele me respondesse dessa maneira.’’ Parei e olhei pro seu rosto. Não era possível que ela estivesse falando sério mesmo.

Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram

Quando a gente se identifica com uma situação, a primeira reação é achar aquilo idiota, já reparou? E olhava pros olhos dela e só conseguia pensar em como aquela criatura estava sendo besta. Parei um instante e então senti uma dor nas costas. Um dardo acertou o meu rim e eu pude perceber exatamente onde já havia ouvido aquele diálogo antes. Eu já havia falado aquilo. Eu já havia sido tão besta quanto ela.

Acho tão engraçado alguns dizerem que querem liberdade de expressão, sendo que nem falar as coisas essências, como um ‘’eu quero isso’’, conseguem dizer. Nosso problema está nas coisas não ditas. Na esperança que temos em que o outro faça aquilo que imaginamos, só porque nós imaginamos que seria perfeito assim. As pessoas não tem como adivinhar o que queremos se a gente não fala – e mesmo que falemos, não quer dizer que elas precisam mesmo fazer isso. A relação de comunicar-se só funciona se um fala e o outro escuta. Se a gente não fala, como é que a outra pessoa vai poder pensar qualquer coisa? Já passou do tempo em que as pessoas precisavam colocar aquilo que realmente queriam dizer nas entrelinhas das frases sem sentido por ai.

Enquanto eu tentava convencer ela que falar as coisas claramente seria mais fácil e menos dolorido, só consegui rir mentalmente – não dela – e pensar que a decisão de falar tudo – até o que não precisa – tinha sido a melhor escolha que eu fiz nos últimos tempos. Hoje em dia eu tenho um sério problema em calar a boca quando a magia começa a acontecer, mas ser verdadeira e dizer o que se quer desde o começo é melhor depois de um tempo. Evita dor de cabeça. Evita a gente parecer idiota. Evita desgaste de tempo com aquilo que tá na cara que não vai durar.

-M.S.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s